Blog - 13 de setembro de 2018

O que é SEO e como ele pode ajudar a sua empresa?

O trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de sites, é uma das mais ferramentas mais importantes para tornar um site relevante na web e conquistar as primeiras posições do Google e demais buscadores.Para o público leigo, a sigla ainda é um mistério e a grande maioria desconhece a força que um bom trabalho de SEO tem, principalmente a longo prazo. Não existe nada mais valioso que um um trabalho de otimização bem feito. Pensando nisso, vamos desmistificar alguns pontos chaves e responder às dúvidas que normalmente recebemos aqui na agência.

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1 – O que é SEO na prática?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas aplicadas na parte interna do site e que vão colaborar para o bom posicionamento da página nos buscadores.

2 – Qual a diferença entre Google Ads e SEO?

Os anúncios de Google Ads são aqueles que aparecem logo no topo da página, escrito “anúncio” ao lado. São a forma mais rápida de aparecer nas primeiras posições, pois se paga ao Google por clique no anúncio. Nesta modalidade, o Google funciona como um leilão: quem pagar mais, aparece nas primeiras posições. É uma estratégia que funciona a curto prazo, mas a longo prazo pode sair mais cara do que o trabalho de SEO. Já o SEO vai atuar na busca orgânica do Google, o site vai aparecer nas buscas de assuntos relacionados ao seu conteúdo, porém, sem a necessidade de investimento em Google Ads.

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E quais as vantagens do SEO em relação ao Google Ads?

A médio e longo prazo, investir num bom trabalho de SEO irá reduzir bastante os custos com anúncios, pois o site aparecerá organicamente nas primeiras posições para os usuários que estiverem pesquisando exatamente o conteúdo relacionado ao site. Portanto, além de obter um clique mais qualificado, sua empresa diminuirá ao longo do tempo o investimento com anúncios. Outro ponto a se considerar é a confiabilidade do conteúdo orgânico. Existe a tendência natural do usuário de confiar mais em sites que aparecem espontaneamente no Google do que naqueles que estão anunciando.

3 – Atualizar o blog do site é fazer SEO?

A atualização do blog é uma das partes do trabalho de SEO. Como o Google prioriza os sites que oferecem conteúdo de relevância, o blog torna-se imprescindível, pois através dele é possível injetar conteúdo regularmente no site. Mas vale lembrar que para que um site se destaque na web é necessário fazer um trabalho mais completo do que somente atualização de blog.

4 – Quais as principais estratégias de SEO?

Existem diversas estratégias, como contratação de certificados, criação de links, controle do tempo de carregamento das páginas, dentre outros recursos que vamos monitorando para que o site esteja de acordo com todas as exigências do Google e consequentemente, mais acessos. Tudo isso faz parte da estratégia de SEO.

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5 – A qualidade do meu site influencia no SEO?

A resposta é sim! O objetivo do Google é entregar resultados relevantes para a busca dos usuários, certo? Por isso, um dos fatores que o robô do Google analisa é a experiência do usuário no site. E para que ele faça a ordenação de entrega nos resultados, ele “varre” o site e analisa vários fatores, como: tempo de carregamento, títulos e urls, palavras-chave, experiência do usuário (tempo de permanência, navegação e interação nas páginas).

Quer ajuda para montar uma estratégia de SEO? Podemos te ajudar! Fala com a gente! 

Texto: Júlia Rangel - Fundadora da Agência Burbury/ Estrategista de Comunicação

Texto: Júlia Rangel – Fundadora da Agência Burbury/ Estrategista de Comunicação
Colaboração: Lilian Vasconcelos – Analista de Performance