Blog - 21 de maio de 2018

5 Razões que provam que sua marca precisa de um bom design

Assim como o setor de marketing como um todo, o de design algumas vezes é
colocado em segundo plano. Na hora do business plan, muitos empresários
acabam por priorizar investimentos nos setores de tecnologia, operações e/ou
inovação, deixando de lado o design para o “sobrinho que mexe em
computador”.

O que muita gente não percebe é que de nada adianta uma marca contar com
tecnologia de ponta, operação redonda, equipe nota mil, dentre outros
atributos, se este valor não for comunicado ao cliente. Isso mesmo: O design
adequado gera e agrega valor à uma marca!
Você ainda tem dúvida disso? Vou resumir em 5 razões (existem muitas
outras!):

1 – Comunicação
Como já falei acima, através do design é possível comunicar aos seus clientes
os seus principais diferenciais de mercado. A venda de um produto e/ou
serviço muitas vezes é sensorial, o comprador tem que perceber
inconscientemente os valores que deseja naquela marca. O seu negócio
precisa comunicar-se adequadamente com o seu cliente. Por exemplo, se você
tem uma rede de farmácias e deseja se comunicar com a classe C, vai utilizar
uma linha criativa bem diferente de uma clínica de estética que tem como
objetivo atingir o público AAA.

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2 – Inovação e diferencial competitivo
A concorrência em todos os setores está bastante acirrada e o seu potencial
cliente está em dúvida em relação a qual marca escolher. Como ele vai
decidir? Um design moderno, criativo e adequado ao seu público-alvo pode ser
fator decisivo na hora da escolha. A “casca” que ele percebe através da
imagem é o que ele consegue enxergar do produto ou serviço que ele vai
adquirir. Ou seja, se você tem um design mais atual, inconscientemente seu
cliente vai imaginar que o seu produto/serviço também oferece o que há de
melhor e novo no mercado.

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3 – Atração
Um design adequado atrai os clientes sim! Quem nunca sentiu fome ao dar de
cara com o “M” amarelo do McDonald´s que atire a primeira pedra! O estudo
das cores, tipografia, texturas e outros elementos são determinantes para que
a sua marca chame atenção do cliente, transmita valor, e por fim seja a solução
para o problema do seu cliente! Tá com fome, viu o M? Pronto!

mcdonalds

4 – Reforço de marca
Já percebeu como a RedBull se comunica com os seus clientes? De forma
criativa e inovadora ela está sempre dando um jeitinho de colocar sua logo
perto dos olhos do seu público-alvo. Seja em paraquedistas, carros
personalizados nas ruas, corridas de fórmula 1 e geladeiras lindas em bares e
restaurantes. A comunicação e o design estão sempre impecáveis, as cores
são respeitadas e o público identifica facilmente aquela marca e seu propósito:
te dar asas!

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5 – Webdesign X Venda
Aposto que já aconteceu com você: Estava no Google procurando algo, clicou
num site, entrou, achou tudo muito confuso e fechou imediatamente! Aqui
vamos falar de usabilidade! Um site deve ser funcional e fácil de navegar para
o usuário. De nada adianta investir no seu negócio, gastar verba no Google
para promover seu site e ele não ser atrativo ao usuário. Desculpe a franqueza,
mas isso é bastante semelhante a rasgar dinheiro. Um webdesigner estuda
durante anos para criar um layout que promova uma experiência positiva ao
usuário, facilitando sua navegação, a busca da informação e
consequentemente a venda!

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E então, curtiu nosso post e quer saber mais sobre como criar valor para o seu
negócio através do design? Toma um café com a gente!

Texto: Patrícia Forte – Designer na Agência Burbury