Blog - 11 de abril de 2018

Respostas nas redes sociais das empresas são realmente importantes?

As redes sociais da sua empresa têm total impacto sobre o que os seus
clientes estão pensando sobre o seu negócio, e por isso é de extrema
importância dar atenção a estes canais de comunicação com quem
efetivamente é fã, cliente fiel, amante e apreciador do trabalho que sua
empresa desempenha no mercado.

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Lembram da famosa caixinha de sugestões? Aquela caixa que encontrávamos
na saída de clínicas, restaurantes, bares e lojas? Pois bem, essa caixinha de
sugestões ganhou nova forma e agora está acessível no computador ou celular
de cada um, tudo através das redes sociais.

Desse modo, você poderia pensar: bom, talvez seja mais seguro passar
LONGE dessa tal rede social, afinal, estou dando chance de criticarem o meu
negócio publicamente. É aí que entra o grande erro! Estar presente no
ambiente virtual hoje é vital, necessário e fator decisório para o seu cliente
iniciar um relacionamento com a sua empresa ou marca. As redes sociais se
transformaram facilmente em palco de grandes debates e conversas, além de
serem facilmente usada como local para reclamar e falar mal de algum serviço
ou empresa. Sendo assim, é importante que as empresas estejam lá para dar
respostas e encontrar soluções para as crises.

Além disso, só é possível perceber o resultado de estratégias, medir o impacto
do posicionamento da sua empresa e como ela é vista através da opinião dos
seus clientes, dando a eles espaço para se expressar e conversar com a sua
marca, e é isso que as redes sociais possibilitam hoje em dia.

Segundo a pesquisa; Hábitos e comportamento dos usuários de redes sociais
no Brasil, as redes sociais foram o quarto canal mais utilizado pelos usuários
para se comunicarem com as empresas: deles, 66,9% acompanham as
páginas e perfis de empresas, produtos e serviços em redes sociais para terem
atendimento online em caso de necessidade; 93,3% curtem páginas de
empresas, produtos ou serviços no Facebook; 48,5% passaram a admirar mais
as marcas depois de curti-las no Facebook.

Podemos observar que cada vez mais, o consumidor obtém voz ativa e criam
um pensamento crítico, por isso, torna-se cada vez mais importante
estabelecer um relacionamento de confiança e honestidade. Muitos
especialistas afirmam que o engajamento é o principal meio de colaboração
para que este relacionamento de confiança entre empresa x consumidor só
cresça.

Podemos concluir que, além de estar presente no espaço virtual como as redes
sociais, é importante dar atenção a opiniões, sugestões, comentários e
mensagens recebidas e respondê-las prontamente, seguindo fielmente a
identidade da sua marca e principalmente estabelecendo um relacionamento
com o público que se interessa pelo seu serviço.

O foco do relacionamento e engajamento empresa x cliente precisa ser, não só
a troca de bens ou serviço, mas principalmente na experiência do cliente!

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Texto: Thayná Santana – Assistente de Social Media

Fonte de apoio: Canal Tech