Blog - 3 de julho de 2013

Quanto vale um “like”?

As novas mídias sociais proporcionaram para que todos os tipos de empresas pudessem estreitar seus relacionamentos com seus públicos. Um ganho para qualquer marca. Entretanto, ainda é difícil para algumas organizações entenderem o real potencial das redes sociais ou como lidar com elas.

O que fica claro em meio a grande incógnita que são as redes sociais é a importância do número de “likes” que uma marca possui em qualquer rede de relacionamentos. Enquanto muitas marcas esperam ter o maior número possível de fãs em suas redes sociais, outras empresas preferem ter um publico qualificado, que interaja com o conteúdo publicado.
Tratando-se de redes sociais, é claro que é importante para um marca ter muitos seguidores. Sabe aquele ditado popular, “falem mal, mas falem de mim”? Adaptado para as redes sociais seria algo parecido com “curtam mal, mas curtam a mim”. Ter muitos seguidores é melhor do que não ter, ao menos para muitas empresas. Mas, somente isso basta?
Somente isso não é suficiente. Não adianta nada ter uma pessoa a mais curtindo a página de uma empresa se ela realmente não está engajada com a marca. Em outras palavras, não adianta ter um seguidor a mais se ele não interage, não compartilha o conteúdo, não comenta em publicações. Uma pessoa pode muito bem seguir uma marca, mas nunca se quer ter visto alguma publicação.
Um like realmente só passa a ter valor quando o público também interage com a marca, e não apenas faz número. A interação é, ou ao menos, deveria ser um dos principais objetivos para uma empresa nas redes sociais. E isso deve servir de reflexão.