Burbury - 9 de junho de 2017

Qual o tom de voz que o seu negócio usa?

Você já parou para pensar qual a personalidade do seu negócio quando se comunica com o seu público? A percepção do cliente sobre a sua marca pode fazer total diferença na aceitação do que você oferece. Vamos pensar um pouco sobre isso?

Com as redes sociais cada vez mais popularizadas e presentes no nosso dia a dia, as empresas precisam cada vez mais se comunicar diretamente com os seus consumidores. Responder dúvidas, elogiar, lidar com uma crise, com uma piada, um deboche, e por aí vai. O que queremos dizer é que não é só nas redes sociais que o tom de voz é importante, mas de fato esse ambiente tão dinâmico acabou por evidenciar muito a necessidade da construção de uma linguagem própria adequada.

A visão emocional do cliente sobre o seu negócio é tão importante quanto dados práticos, como preço, qualidade, etc. Assim como acontece quando você conhece uma pessoa nova, a forma que sua empresa se apresenta vai determinar a simpatia, identificação e a vontade de estabelecer possíveis vínculos.

Um passo primordial é saber quem são os seus clientes. Crie personas, levantando dados como qual a idade do seu cliente, quais são os interesses dele, quanto ele ganha, o que ele gosta de fazer, etc. Após isso identifique qual linguagem será mais compatível com a personalidade dele. Isso também ajudará sua empresa a produzir conteúdo interessante para o seu público nos diversos meios de comunicação.

Tente entender também qual o público de cada plataforma. Você usará a mesma linguagem do seu site nas redes sociais? Lembre-se que a comunicação do seu negócio tem que dialogar em todos os formatos, mas sempre respeitando a finalidade de cada um.

Outro ponto essencial é avaliar como seu negócio já se apresenta em termos de valores, design, propaganda, etc. Se você constatar que existe um conflito entre esses fatores e a linguagem que você acredita ser a mais adequada, provavelmente você precisa rever e talvez reformular, ou reformular a sua marca, pois há alguma coisa que não está encaixando muito bem. Tome cuidado, pois sua empresa pode acabar não fazendo sentido na forma como se apresenta ao público.

Está na hora de ajustar o tom de voz da sua empresa, correto? Procure ajuda profissional especializada. Uma equipe bem alinhada pode fazer maravilhas pelo seu negócio.