Blog - 7 de março de 2018

Posts em formato de áudio são a nova aposta do Facebook

Já percebeu como cada vez mais optamos por enviar um áudio no Whatsapp ao invés de escrever algo?

Essa tendência vem sendo muito forte, por conta de sua praticidade tanto para produzir como para consumir conteúdo. E parece que em breve teremos uma investida do Facebook com essa sacada. Isso pode ser muito interessante em vários níveis, e é sobre isso que vamos falar hoje.

facebook-voice-clip-status

Quem navega pelo Facebook sabe que a variedade de formatos vem aumentando ao longo dos anos. Vídeos ao vivo, gifs, enquetes, textos sobre fundo sólido, entre outras variedades foram sendo liberadas com o tempo. E parece que a bola da vez realmente é o conteúdo em áudio.

A novidade já vem sendo testada na Índia sob o nome de Facebook Voice Clips

Ao site TechChrunch, o Facebook esclareceu o que motivou a criação da atualização: “Estamos sempre trabalhando para ajudar as pessoas a compartilhar e se conectar com seus amigos e familiares no Facebook de maneiras autênticas para eles. As postagens em áudio dão às pessoas um novo meio para se expressar.”.

facebook-add-voice-clip-status1

 

Logo de cara podemos entender como essa nova opção pode influenciar na comunicação através do Facebook. O áudio seria uma maneira mais fácil de produzir conteúdos mais extensos. É muito mais fácil gravar um áudio do que
escrever um texto, revisar, e postar. Isso se torna ainda mais claro quando pensamos que boa parte das experiências em redes sociais se dão através de smartphones, em momentos que podemos estar na rua ou fazendo outras
atividades que dificultem a leitura de textos.
No mesmo sentido, os voice clips podem ser uma nova opção para conteúdos mais encorpados. Cada vez mais cresce a intolerância aos chamados “textões”, e o áudio pode ajudar nesse sentido, facilitando o consumo de conteúdos mais detalhados ou longos.
Além disso, já podemos ver um enorme campo se abrindo para a criação de podcasts. Já imaginou que incrível? Outra coisa que também pode acontecer é a liberação de anúncios em formato de áudio, o que pode ser bastante interessante. Por enquanto o Facebook Voice Clips não tem previsão de liberação no Brasil, mas
torcemos que em breve isso aconteça.

E você, está animado com o novo formato?