Blog - 7 de março de 2018

Posts em formato de áudio são a nova aposta do Facebook

Já percebeu como cada vez mais optamos por enviar um áudio no Whatsapp ao
invés de escrever algo? Essa tendência vem sendo muito forte, por conta de sua
praticidade tanto para produzir como para consumir conteúdo. E parece que em
breve teremos uma investida do Facebook com essa sacada. Isso pode ser muito
interessante em vários níveis, e é sobre isso que vamos falar hoje.

facebook-voice-clip-status

Quem navega pelo Facebook sabe que a variedade de formatos vem aumentando
ao longo dos anos. Vídeos ao vivo, gifs, enquetes, textos sobre fundo sólido, entre
outras variedades foram sendo liberadas com o tempo. E parece que a bola da vez
realmente é o conteúdo em áudio.
A novidade já vem sendo testada na Índia, sob o nome de Facebook Voice Clips. Ao
site TechChrunch, o Facebook esclareceu o que motivou a criação da atualização:
“Estamos sempre trabalhando para ajudar as pessoas a compartilhar e se conectar
com seus amigos e familiares no Facebook de maneiras autênticas para eles. As
postagens em áudio dão às pessoas um novo meio para se expressar.”.

facebook-add-voice-clip-status1

Logo de cara podemos entender como essa nova opção pode influenciar na
comunicação através do Facebook. O áudio seria uma maneira mais fácil de
produzir conteúdos mais extensos. É muito mais fácil gravar um áudio do que
escrever um texto, revisar, e postar. Isso se torna ainda mais claro quando
pensamos que boa parte das experiências em redes sociais se dão através de
smartphones, em momentos que podemos estar na rua ou fazendo outras
atividades que dificultem a leitura de textos.
No mesmo sentido, os voice clips podem ser uma nova opção para conteúdos mais
encorpados. Cada vez mais cresce a intolerância aos chamados “textões”, e o áudio
pode ajudar nesse sentido, facilitando o consumo de conteúdos mais detalhados ou
longos.
Além disso, já podemos ver um enorme campo se abrindo para a criação de
podcasts. Já imaginou que incrível? Outra coisa que também pode acontecer é a
liberação de anúncios em formato de áudio, o que pode ser bastante interessante.
Por enquanto o Facebook Voice Clips não tem previsão de liberação no Brasil, mas
torcemos que em breve isso aconteça. E você, está animado com o novo formato?