Burbury - 12 de julho de 2017

Pesquisa mostra aumento do poder do digital sobre o varejo

Se anos atrás algumas pessoas ainda resistiam ao e-commerce por medo ou apego ao varejo tradicional, hoje está cada vez mais solidificado que o digital veio para abocanhar boas fatias desse mercado. A pesquisa “Futuro do Varejo”, da MindMiners, revela dados interessantíssimos sobre o presente e futuro do comércio, que justamente comprovam essa tendência.

Print

Todo mundo já passou pela situação desagradável de ter um vendedor observando ou pressionando na hora de tentar realizar uma venda. A pesquisa mostrou que 39% dos brasileiros se incomodam com a presença dos vendedores em lojas. E parece que a tendência é que as novas gerações, já imersas no digital, sejam cada vez menos tolerantes com esse formato. O índice negativo entre os millennials (nascidos entre o meio dos anos 1980 e o começo dos anos 1990) é ainda maior: 42% desaprovam a presença dos vendedores.

Os smartphones também estão marcando posição como um importante meio de informação na hora da compra. Os dados revelam que 54% dos consumidores brasileiros já usaram o aparelho dentro de uma loja, buscando ler comentários e opiniões de outros compradores, ao passo que 67% usaram para comparar os preços com o dos concorrentes.

E as redes sociais influenciam nessas mudanças de comportamento? Claro! 56% dos entrevistados compartilham suas experiências positivas na internet. Ao mesmo tempo, levam mais em consideração as críticas negativas feitas nas redes sociais do que as positivas. A cereja do bolo é que 38% já compraram algo clicando em um link encontrado em alguma rede social (e isso é muita coisa!).

Nos dados mais gerais a pesquisa da MindMiners aponta que 91% dos brasileiros já realizaram uma compra online! Ou seja, resta alguma dúvida de que o comércio digital já é uma realidade para uma esmagadora parcela da população? É hora de refletir sobre as diversas possibilidades que as novas plataformas podem oferecer para que o seu negócio venda mais. Fique atento e conectado!