Burbury - 1 de abril de 2016

O fenômeno “O Instagram vai mudar”

Como tudo que acontece nas redes sociais, a notícia de que o Instagram mudaria seu feed de notícias afetou rapidamente os usuários que se prontificaram a alertar seus seguidores para “ativar as notificações”.

Grande parte dos usuários não curtiu a mudança, pois além de ficarem com medo de  terem suas fotos e vídeos deixadas em segundo plano e serem vistos por menos gente (e consequentemente, terem menos curtidas), o formato da rede social tão democrática, agora vai se parecer mais com o Facebook.

O que, de fato, vai mudar no Instagram?

O Instagram vai mudar o algoritmo do feed, alterando a forma que os usuários visualizam o conteúdo na rede social. Até agora, as fotos e vídeos apareciam em ordem cronológica, conforme a hora em que foram postadas. O novo feed do Instagram vai alterar a sequência natural das imagens, passando a mostrar primeiro o conteúdo que o algoritmo julgar mais relevante para o usuário naquele momento.

O novo formato ainda está em fase de testes, que podem durar semanas ou meses, e recolhendo feedback dos usuários. Até agora, nenhuma modificação foi feita e o Instagram já publicou em seu perfil no Twitter que nenhuma mudança será feita sem alertar aos usuários. Mas as mudanças irão, sim, acontecer, afirmou um porta-voz.

A justificativa para mudar o feed de fotos e vídeos, segundo a plataforma, está no fato de que os usuários não conseguem ver mais de 70% das imagens e vídeos que são publicados. “É importante ressaltar que todas as publicações das pessoas que você segue estarão lá, apenas em uma ordem diferente”, explicou a rede social em comunicado no blog oficial (blog.instagram.com), na ocasião.

E você, curtiu ou não a mudança?