Blog - 17 de maio de 2018

Marketing na Copa do Mundo: Marque seu gol!

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do mundo, enquanto a dupla cerveja e futebol é a maior paixão nacional. A alta popularidade do craque Neymar é a cereja do bolo que vai aquecer o coração verde e amarelo na busca pelo sonhado hexa. Temos chance esse ano,
emoções à flor da pele! Nenhum outro acontecimento comove tanto os brasileiros quanto a Copa do Mundo, e falando de negócios está aí uma grande oportunidade para ações de marketing e vendas!

Empresários de plantão, eis a questão: Como aproveitar a oportunidade para divulgar de forma positiva a sua marca na Copa do Mundo?

Para começar, vamos pensar no comportamento do torcedor: Dia de jogo do Brasil é sagrado, todo mundo vai sair mais cedo do trabalho e procurar um lugar muito legal para assistir às partidas. Todo mundo (mesmo) vai beber e a Copa é praticamente a segunda fase do Carnaval.
Ao mesmo tempo, o espírito lúdico dos jogos também envolve tradição, esporte, motivação, trabalho em equipe e união!

Pensando nisso, analise o seu mercado e o seu negócio: Como eu posso fazer o meu cliente e/ou novos clientes terem a melhor experiência possível na Copa do Mundo? A resposta: Pense em como envolver ao máximo seus clientes na magia! A gente te dá algumas dicas e exemplos de como organizar o meio-de-campo e marcar aquele golaço!

Offline
Na Copa 2014, o Hotel Pestana organizou super eventos com telão em sua cobertura na Avenida Atlântica. A cada gol, fumaça colorida e pedaços de papel eram lançados ao ar, criando um clima de espetáculo. A cerveja servida era a edição especial da Bud, uma garrafinha de metal para colecionar. Encantou.

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Trabalha com produto? Lance edições especiais! Marcas de maquiagem investem em peso na divulgação de sombras e batons nas cores da bandeira do Brasil. Grifes lançam modelos de peças exclusivas com personalização dos países, que podem ser usados depois que o
campeonato acabar. Bares seguem à risca a tabela dos jogos e criam promoções temáticas de acordo com as partidas do dia. Bélgica X Alemanha? Promoção nas cervejas belga e alemã!

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Lembrando sempre de fazer a ponte entre o offline e o online! Lance hashtags, invista em backdrops de fotos, faça promoções para quem postar nas redes sociais. O céu é o limite na hora de promover esse burburinho!

Online
Tem perfil nas mídias sociais? Personalize-o já, verde e amarelo são “the new black”! Na hora de criar conteúdo, pesquise curiosidades das edições anteriores, tabela dos jogos, craques do passado, momentos marcantes, histórias de superação, curiosidades dos países participantes… Tem informação interessante para todo mundo! Use e abuse dos posts de engajamento: Joguinhos online, competição de produtos ou serviços e até mesmo trívias relacionadas à futebol. Ex: Ver jogo em casa X Ver jogo no bar? Quem foi o jogador que mais marcou na Copa de 70?

Ação da Copa de 2014 – Agência Burbury

Abuse da atmosfera lúdica
Mas e se o seu segmento não está diretamente ligado aos jogos? É nessa hora que a criatividade entra em cena! O McDonald´s, por exemplo, tem como tradição o lançamento de hambúrgueres especiais, com ingredientes ligados à cada país. Tem gente que quer experimentar todos, olha que goleada!

Estratégias de endomarketing
Ações internas também podem funcionar para a sua empresa: Que tal organizar uma Copa da Empresa? Envolva seus colaboradores no espírito competitivo, decore o escritório de verde e amarelo, estimule a união! A mágica pode acontecer fora da rotina do dia a dia e você marca um gol de placa em motivação!

Resumindo, analise suas ferramentas para montar seu esquema tático e parta para o ataque! A abertura dos jogos acontece no dia 14 de junho, portanto, esteja preparado! O ideal é já começar a pensar nas ações com no mínimo 1 mês de antecedência para que você consiga executá-las a tempo!

Quer ajuda? Fala com a gente que montamos uma estratégia personalizada para a sua empresa!

Texto: Júlia Rangel - Fundadora da Agência Burbury/ Estrategista de Comunicação

Texto: Júlia Rangel – Fundadora da Agência Burbury/ Estrategista de Comunicação