Burbury - 14 de janeiro de 2015

Insta-Celebridades, nossos amigos íntimos!

Há apenas uma década, as celebridades estampavam capas de revista, comerciais de TV, outdoors e colunas sociais nos jornais. Eram inatingíveis e suas vidas completamente distantes do dia a dia do cidadão comum. Até que surgiram as redes sociais! Nunca estivemos tão perto de nossos ídolos, podemos acompanhar o que fazem durante todos os dias, onde se divertem, com quem estão, o que comem, até mesmo suas crenças e momentos íntimos. Os seguimos (o famoso “follow”) para onde vão!

Paralelamente às celebridades, surgem também as novas “Insta-Celebridades”, cidadãos-comuns que divulgam um estilo de vida “perfeito”, aparentemente ao alcance de qualquer um! Corpos bonitos, roupas descoladas, viagens para lugares paradisíacos, idéias e opiniões sobre tudo… Isso tudo de um jeito super natural, como se estivessem falando para seus amigos mais íntimos. E o seguidor acaba se sentindo esse amigo íntimo que segue suas dicas, vai aos locais que frequenta, acredita em suas crenças e se alimenta como ele!

Esse quadro torna estas pessoas alvo de inúmeras marcas, que desejam atrelar seus produtos e serviços a este “estilo de vida perfeito” e estão dispostas a pagar milhares de reais por uma postagem e uma citação nesses perfis. E o resultado acaba compensando, pois o perfil da blogueira fitness Gabriela Pugliesi, por exemplo, conta com quase 1 bilhão de seguidores, umas das mídias de maior alcance no mundo. Para comparar, 1 segundo de exibição de anunciantes na final do Super Bowl, campeonato de futebol americano, custa U$133.000 e atinge 111 milhões de espectadores. Faça a sua conta…