Blog - 8 de março de 2018

Especial Dia da Mulher: Você conhece a origem do “We Can Do It”?

A famosa imagem do We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é um hino e ícone forte do movimento feminista. Mas vem cá, você sabe a origem dela? Eu te conto!
master_34

A imagem que começou a causar burburinho no início dos anos 80, já teve muitas releituras, e foi criada em 1943.

 Originalmente o intuito dela não foi representar o feminismo, era apenas um cartaz, uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada por J. Howard Miller, para a fábrica Westinghouse Eletric Corporation.
O objetivo da arte era incentivar e atrair as americanas durante a Segunda Guerra Mundial, abrir os olhos delas para a possibilidade do trabalho além do doméstico.
Afinal, somente durante as guerras a diferença entre homens e mulheres era desativada por um tempo, em prol dos benefícios econômicos.
E o trabalho de J. Howard foi completo! A mulher da imagem é uma persona criada por ele, na época esse termo com certeza não existia, e era vista como um belo modelo da trabalhadora ideal: bonita, patriota e muito leal ao seu País.
Entretanto, o cartaz foi visto por pouco tempo durante a guerra. Apenas em 1980, décadas depois, ele foi resgatado pelo movimento feminista e desde então alcançou a visibilidade que tem!
Realmente os Publicitários estão por trás de todas as histórias, não é?
Bom, que a verdade seja dita: os anos se passaram e uma coisa não mudou. Nós realmente podemos fazer isso e muito mais!
O dia de hoje é mais um dos tantos dias em que vamos lutar por nossos direitos e por respeito, e que juntas vamos continuar quebrando as barreiras. Uma a uma.
Parabéns pelas conquistas diárias, mulheres maravilhosas da p#$@!
A gente arrasa! 😉