Blog - 5 de julho de 2018

Divergência entre os dados do Google Adwords e Google Analytics? Entenda o motivo

para-que-serve-o-google-analytics

Um dos questionamentos mais comuns de clientes que contratam uma agência para fazer suas campanhas de Google Adwords é a divergência de dados apresentados no Google Analytics e Google Adwords.

Por isso, pontuamos aqui os principais motivos que levam a essa diferença nos indicadores.

1) Embora ambas sejam do Google, são duas ferramentas distintas e cada uma grava as métricas de uma maneira.

Em resumo, no Adwords a contagem é apenas de cliques (basta clicar no ads para contar). Já no Analytics, a contagem é por sessão e, para gravar esta métrica, depende de alguma interação ou tempo de usuário na página.

Exemplo: Um usuário pode clicar no ads (Google Adwords conta um clique), mas, ao ser direcionado para um site, ele fecha a janela antes do carregamento total da página (o analytics não conta essa sessão).

2) A utilização de filtros no Google Analytics pode limitar a contagem de alguns indicadores. Por isso, é muito importante fazer a configuração de forma correta para não bloquear informações relevantes.

3) Há conflito de informações também nos casos de várias contas do Adwords vinculadas à mesma visualização do Google Analytics. Isso influencia nesta diferença de valores apresentados.

Para diminuir a discrepância de dados entre as duas ferramentas, inclua o código de acompanhamento na página de destino dos ads e verifique se há filtros configurados no seu Analytics.

Isso ajudará bastante a receber informações cada vez mais reais ao mensurar os dados da sua campanha.

avatar-lilian

Texto: Lilian Vasconcelos
Analista de Google Adwords