Burbury - 21 de julho de 2017

Como monitorar seus concorrentes no ambiente online?

Pode parecer uma dica bem básica, mas para se destacar no mercado é importantíssimo ficar atento ao que os seus concorrentes estão fazendo e quais são os resultados obtidos por eles. A análise da concorrência serve para que possamos melhorar nossas próprias estratégias, identificando pontos fracos e pensando em novas soluções para resultados mais satisfatórios. A internet (essa querida!) oferece diversas ferramentas para levantarmos informações sobre o desempenho de outras empresas, o que pode constituir um grande diferencial se bem usado. Vamos conhecê-las?

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1 – Website Grader

É uma ferramenta completíssima que pode fazer um raio-x completo de um concorrente. Você insere o endereço do site e ele gera um relatório sobre a eficiência dele. Dados como as atividades nas redes sociais, publicações em blogs, SEO, se o site é responsivo, entre outros, são levados em conta. Com o Website Grader você pode identificar os pontos fracos da sua concorrência, o que pode ser útil na construção de estratégias digitais.

2 – Google Alerts

Imagina receber um alerta quando alguém mencionar positivamente ou não o nome de um concorrente (ou até o seu!). Isso é possível! O Google Alerts envia notificações direto para o seu e-mail quando detecta um novo conteúdo no Google sobre os termos que você determina. Assim você pede ver qual o feedback enviado pelos consumidores sobre determinado empresa ou produto.

3 – SocialMention

A ferramenta funciona como o Google Alerts, mas voltado para redes sociais, o grande termômetro de marcas. Use o SocialMention para encontrar o que está sendo dito a respeito de qualquer termo, o que você pode usar para conferir o que é dito sobre seus concorrentes. A ferramenta monitora a maioria das redes sociais da atualidade, blogs e até vídeos do YouTube.

4 – SimilarWeb

A ferramenta entrega informações bastante detalhadas sobre o tráfego do site e o comportamento dos usuários dos concorrentes. O que é mais interessante é que ela também leva em conta a popularidade do site, localizando a marca em rankings de popularidade comparado com outros.

Muita gente diz que a informação é a moeda mais poderosa do século XXI, e nós também acreditamos que seja. Utilize as dicas que passamos e construa planejamentos mais estratégicos pensando o mercado com mais embasamento. As ferramentas estão aí, é só usá-las ao seu favor. Mãos à obra e bons negócios!