Blog - 5 de março de 2018

Chatbots: seu atendimento pode ser automatizado?

Você já ouviu falar em chatbots? Eles são uma das tendências mais fortes no
relacionamento direto das empresas com os seus consumidores. Poderíamos defini-
los, de maneira rasa, como programas de computador que podem responder
automaticamente mensagens de usuários. Parece animador, mas se você pensa em
acabar com o seu setor de atendimento por causa disso, é melhor ler o nosso texto
até o final. É claro que não é beeeem assim!

chatbot

A ideia dos chatbots não é muito diferente das centrais de atendimentos nas quais
você liga e é orientado por um atendimento automático. A diferença é que os
programos utilizados nessa nova tendência podem ser muito mais avançados,
podendo dar respostas muito mais personalizadas baseadas no estágio do funil de
vendas em que o cliente está, seu histórico, e muitas outras informações. Além
disso, alguns programas são feitos de maneira que sempre se aperfeiçoem com os
atendimentos efetuados (Machine Learning) e assim melhorem o seu atendimento.
Mas o chatbot não substitui o atendimento humano da sua empresa. Em casos em
que os programas não consigam dar conta das demandas enviadas pelos
consumidores, um atendente deve entrar para conseguir resolver aquilo que o
chatbot não conseguiu dar conta. Na verdade os programas funcionam como uma

ferramenta extra muito útil, que pode agilizar o atendimento e reduzir o tempo gasto
com ele. E sabemos que esse tempo economizado pode ser usado para outras
tarefas que podem acrescentar ainda mais no dia a dia do seu negócio.
A automação no marketing já é utilizada em várias áreas, e os chatbots na verdade
só entram como mais uma possibilidade dentre muitas quando falamos em
relacionamento com os clientes. Pense bem, pesquise, e veja se vale a pena para o
seu negócio. Novidades são sempre bem vindas, e muitas vezes são uma
oportunidade para aumentar a nossa produtividade. Pense nisso!